VOU VIAJAR COM MEU CACHORRO PARA EUROPA, E AGORA?
Saiba o que muda com o descredenciamento do CCZ-SP na OIE
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo acaba de anunciar que após o dia 30 de novembro de 2015, não renovará seu credenciamento junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para realizar o exame de sorologia de raiva necessário para o trânsito internacional de animais de companhia.
O Regulamento (CE) nº. 998/2003 da Comunidade Européia, publicado em 26 de maio de 2003 determina a obrigatoriedade da vacinação antirrábica e da titulação de anticorpos antivírus da raiva no que se refere ao Trânsito Internacional de Animais de Companhia para os países que compõem a Comunidade Européia.
Em linhas gerais, por essa legislação, um animal só pode entrar no país acompanhado de um passaporte, emitido por veterinário que ateste a vacinação, eventualmente revacinação, contra a raiva e laudo comprobatório de titulação de anticorpos neutralizantes ≥ 0,5 UI/mL, emitido por laboratório credenciado, com a coleta do sangue realizada pelo menos 30 dias após a vacinação e três meses antes da viagem.
E AGORA?
Na prática, o Brasil não contará mais com nenhum outro laboratório credenciado pela OIE para realização da sorologia de raiva, a comissão européia disponibiliza uma lista (veja aqui) com todos os laboratórios credenciados ao redor do mundo.
Normalmente, o próprio veterinário que recolhe a amostra faz o envio para o laboratório credenciado, ou seja, não será dor de cabeça para você. No entanto, o custo deste processo será maior, sugerimos que verifique com seu veterinário a disponibilidade de fazer o seu envio juntamente com outras amostras afim de baratear os custos da operação (pois seu embarque poderá ser consolidado com os demais, diluindo o valor do frete com os demais).
Para demais dúvidas e orientações, entre em contato conosco através de um de nossos canais
Um agrande abraço a todos,
Nenhum comentário:
Postar um comentário